Meu botijão de gás pode explodir?

Porém, o uso inadequado em instalações improvisadas, ou mesmo a compra de botijões clandestinos, pode trazer acidentes como vazamentos e até explosões.

Mas afinal de contas, um botijão de gás pode explodir ou não? Isso é real ou mito? Descubra abaixo!

O que realmente ocorre com o botijão de gás

Primeiro, vamos entender qual é o caminho que o GLP faz até chegar na sua casa. Dentro do botijão, o gás se encontra em estado líquido. Logo que entra em contato com o ar, passa ao estado gasoso e se transforma em um gás inflamável.
Essa característica é o que permite que o GLP vire a chama do seu fogão para o preparo de alimentos, aquecimento da água, entre outros.

Nas condições normais, quando não há vazamentos, o seu gás produz fogo de forma segura.

Mas se houver um vazamento em um ambiente fechado – como na sua cozinha, por exemplo – o gás se espalha por todo ambiente e apenas uma pequena faísca pode causar incêndios, ou até mesmo explosões.

Já o botijão em que o gás fica, é completamente seguro e não explode, a não ser que seja submetido a temperaturas extremamente altas.

Por exemplo, se houver um incêndio por conta de um vazamento, a temperatura vai subir muito, a pressão interna do botijão aumenta, então pode ser que ocorra uma explosão por conta do derretimento do material.

Mas pode sossegar: no dia a dia, não há nenhum perigo de explosão do botijão.
É só fazer o teste de vazamento assim que instalar um novo vasilhame e sempre seguir as recomendações de instalação e uso, hein?